CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Município de Ponta Grossa

CMAS REALIZA A 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTA GROSSA

O Conselho Municipal de Assistência Social de Ponta Grossa (CMAS) e a Prefeitura Municipal realizaram a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social nos dias 24 e 25 de agosto (de 2021), pelo canal do YouTube/ CMAS PG.

As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS, ocorrendo no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A convocação da Conferência e a composição da Comissão Organizadora deram-se pela Resolução CMAS nº 34, de 1º de julho de 2021. Em consonância, houve a convocação pelo Decreto Municipal nº 19.265, de 19 de julho de 2021 para indicar a responsabilidade conjunta entre órgão gestor e conselho.

O processo conferencial foi coordenado pelos conselheiros governamentais: Leni Rocha, Lucília Andrade e Tatyana Belo e conselheiros não governamentais: Adrianis Galdino, Beatriz de Francisco e Laerte Bittencourt, membros da Comissão Organizadora, juntamente com a equipe do CMAS, Maria Aparecida e Thais Verillo e equipe da FASPG.

Preparou-se a conferência mobilizando os segmentos com 1 Live com os trabalhadores do SUAS; 1 Encontro com os Diretores das Entidades Socioassistênciais e 10 (dez) encontros com os segmentos de usuários, nas unidades de CRAS e de Entidades.

A LIVE e os encontros ocorreram no período de 04 a 12 de agosto contando com a participação de 90 usuários, 82 trabalhadores e 22 representantes de entidades, tendo como facilitadores, os conselheiros do CMAS: Adrianis Junior, Ana Paula Ohata, Camila Barros, Daniele Strack, Karina Muehlbauer, Karym Collesel, Lucília Andrade, Tatyana Belo e Valquíria Verwiebe. Os técnicos da Gestão e das Entidades: Tatiana Haddad e Marcelo Bleme.

A 13ª conferência contou com a presença da prefeita municipal, do vice-prefeito, da presidente da FASPG, de secretários municipais e de 175 participantes, sendo 115 delegados: 65 representantes da sociedade civil e 50 representantes do governo.

O evento ocorreu com a abertura do presidente do CMAS, Sr. Armando Madalosso Vieira, seguido da Leitura e Aprovação do Regimento Interno e da Palestra Magna com o assistente social Esp. Uilson José Gonçalves Araujo.

No dia 25, iniciou-se com as boas vindas da Comissão Organizadora e a apresentação dos Eixos Temáticos pelos facilitadores:Assistente Social Karina Muehlbauer; Assistente Social Sandra R. Wichert Cisco, Assistente Social Érica Clarindo, Assistente Social Esp. Adrianis Galdino da Silva Junior e Assistente Social Ms. Viviane Orlowski;

Dando sequência, a presidente da FASPG, Simone Kaminski Oliveira realizou a apresentação do Panorama da Política de Assistência Social do município. E, no período da tarde, realizaram-se os trabalhos em grupo e a Plenária Final, com a eleição dos delegados para a conferência estadual; apresentação e aprovação das moções e propostas encaminhadas pelos grupos de trabalho.

Alguns delegados participantes avaliaram que “os trabalhos da conferência foram muito positivos, de importantes diálogos e reflexões sobre a Política de Assistência Social”. E os delegados que participaram, na sala de transmissão, manifestaram satisfação com relação a organização, pontualidade e cuidados com as recomendações sanitárias para evitar a contaminação do novo coronavírus.

Foi um grande desafio realizar a conferência, de forma virtual, neste momento da pandemia da Covid-19, em que grande parte das pessoas não domina os recursos tecnológicos e, às vezes, nem tem acesso aos recursos. Porém, o esforço conjunto dos conselheiros e da gestão alcançou o resultado que se pode considerar satisfatório pelas importantes deliberações de relevância para o município e que serão encaminhadas aos gestores.

Embora registram-se avanços na política de assistência social, há que se reconhecer o muito que se tem a avançar para a efetivação de direitos tendo o usuário, como parte integrante na construção da política diante dos desafios frente as desigualdades e a crescente violação e retirada de direitos.

Com satisfação, o presidente e os conselheiros do CMAS externam seus agradecimentos a todos os participantes, delegados, convidados e observadores e a todas as pessoas que contribuíram de forma direta e indireta para a realização da conferência. A Conferência acaba, mas todos nós seguiremos o lutando e “Reorganizando a esperança”. (Ângela Davis) rumo ao SUAS público, participativo com financiamento público e que garanta proteção social.

“Deixamos nosso convite para que a sociedade civil participe de forma direta, nas reuniões deste conselho, debatendo, propondo e definindo prioridades para o direcionamento das ações públicas no atendimento das necessidades da população e na melhoria da oferta e da qualidade dos serviços”. (conselheiros do CMAS)

Slides – Palestra Magna

Slides – Eixos

Slides – Panorama do município 2021

Relatório_Final

Bem vindo!
Você está no site do CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social da Cidade de Ponta Grossa - Paraná.

Nosso endereço:
Rua Joaquim Nabuco, nº 59