Reunião Ampliada e Descentralizada do CEAS/PR

O Conselho Municipal de Assistência Social de Ponta Grossa, enviou 03 representantes, sendo duas conselheiras e uma representante da secretaria executiva para participar nos dias 10 e 11 de novembro do corrente ano da segunda reunião descentralizada e ampliada do CEAS/PR. O evento foi realizado na cidade de Foz do Iguaçu, que recebeu cerca de 300 participantes, dentre eles conselheiros estaduais e municipais de Assistência Social, equipes de referência dos equipamentos e serviços socioassistenciais de diversos municípios paranaenses, e usuários da Política Pública de Assistência Social.

No primeiro dia a reunião contou com as seguintes palestras:

Espaço para o Fórum de Usuários do SUAS – Palestrante: Aldenora Gomes Gonzales;

Desafios do Controle Social: Planejamento e Organização – Palestrante Silmara Carneiro e Silva;

O Papel dos Conselhos frente a Fiscalização e Monitoramento dos Serviços Socioassistenciais – Jacson Henrique Gatelli, representante do CMAS de Foz do Iguaçu; Renata Mareziuzek dos Santos, representante do CEAS/PR; Simone Gomes, representante do CNAS; e Elias de Sousa Oliveira, representante do CONGEMAS.

No segundo dia, contou com espaço reservado para a fala e contribuição dos conselheiros de assistência social presentes e também para a realização da Plenária Aberta.

O objetivo do encontro, além de ampliar o alcance das reuniões do CEAS/PR, também resultou em um debate democrático apontando discussões sobre temas relevantes para o fortalecimento do SUAS e amadurecimento das ferramentas técnicas e operacionais para se trabalhar o controle social do Estado do Paraná. Refletindo também acerca do Controle Social, sobre os desafios pós período de pandemia, que exigem maior adequação na gestão dos serviços, planejamento e organização, garantindo a Proteção Social e as ações socioassistenciais dentro do trabalho em rede.

Para além disso, é importante ressaltar a importância da vigilância socioassistencial, como aprimoramento das funções de monitoramento institucional, facilitando a gestão, avaliação e demais políticas públicas de Assistência Social, juntamente aos seus serviços, programas e benefícios. As discussões e os encaminhamentos foram sintetizados por meio da elaboração da Carta Aberta de Foz do Iguaçu, sendo possível acessar o conteúdo integral por meio da Deliberação 072/2022, disponível AQUI .

As representantes do CMAS Ponta Grossa trouxeram um relato, destacando suas considerações e percepções com relação aos temas abordados e das discussões que aconteceram, sempre colocando o conselho como um órgão importante na mobilização e informação aos usuários.